Patrimônio na Contabilidade


Patrimônio é o conjunto de BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES.

Os BENS são tudo aquilo necessário para realizar as atividades da empresa. Na contabilidade fica registrado no ativo e podem ser classificados como:

  • BENS MATERIAIS (Tangíveis): São objetos corpóreos destinados às atividades da empresa, que podemos ver e tocar. Ex.: Máquinas, Veículos.
  • BENS IMATERIAIS (Intangível): São objetos incorpóreos de valor estimável destinado. Ex.: Marcas e patentes.

DIREITOS são valores a serem recebidos de terceiros, por vendas a prazo ou valores de nossa propriedade que se encontram em posse de terceiros. No balanço patrimonial são classificados no Ativo e normalmente são classificados como “A Receber” ou “A Recuperar”. Ex.: Clientes a Receber, ICMS a Recuperar.

OBRIGAÇÕES é tudo aquilo que a empresa tem a pagar ou a recolher para terceiros. No balanço patrimonial fica classificado no passivo. Ex.: Salários a Pagar, PIS/COFINS a Recolher.

O PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL) é a soma de BENS e DIREITOS diminuídos as OBRIGAÇÕES (BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES = PL). É o capital próprio da empresa ou entidade. Formado pelo capital dos sócios e acionistas, pelas reservas de capital, ajuste de avaliação patrimonial, reserva de lucros e ações em tesouraria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s