Introdução ao Balanço Patrimonial


Veja exercícios resolvidos:

Exercício de Aplicação do MEP – Resolvido e comentado

Resolução de exercícios de contabilidade utilizando o Excel – (1) Enunciado

Exercício de Contabilidade com Excel – (2) Embasamento teórico

Exercício de contabilidade com Excel – (3) Plano de contas

O BALANÇO PATRIMONIAL (BP) é um relatório gerado pela contabilidade através do qual podemos identificar a saúde financeira e econômica da empresa em uma determinada data. Pode ser definido como a apresentação resumida dos elementos que compõe o patrimônio social da empresa. O BP é composto por ATIVO, PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Ele é dividido em duas colunas, a da esquerda é denominada ATIVO e a da direita o PASSIVO, que é onde fica também o  PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

O ATIVO compreende os bens e direitos e as demais aplicações dos recursos controlados pela empresa. É o lado positivo do BP.

O PASSIVO é a origem dos recursos, as obrigações para com terceiros, que exigirão sua liquidação. Neste lado do BP os valores são negativos.

O PATRIMÔNIO LÍQUIDO compreende os recursos próprios da empresa aplicados pelos seus donos ou acionistas, seu valor é a diferença entre o ATIVO e o PASSIVO de modo que o valor das duas colunas do BP sejam iguais em módulo.

Ex.: A companhia biscoito foi aberta em 01/12/2009 com capital social de $10.000 que foi depositado no caixa da empresa na mesma data. Em 05/12/2009 a empresa comprou móveis para seu escritório no valor total de $1.800, sendo $800 a vista e $1000 a prazo. Considerando que estes foram toda a movimentação da companhia Biscoito em dezembro teremos o seguinte balanço patrimonial:

Balanço Patrimonial Cia. Biscoito – Ref. 31/12/2009

Ativo Passivo
Caixa 9.200 Fornecedores a Pagar (1.000)
Móveis 1.800 Patrimônio Líquido (10.000)
Capital Social (10.000)
TOTAL DO ATIVO 11.000 TOTAL DO PASSIVO (11.000)

Deixe um comentário